Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

the book keeper

15
Mar17

Equador

 

equador.jpg

Pattern: A Side Project

 

Quase 14 anos após o seu lançamento, lá consegui ultrapassar a antipatia que sinto pelo escritor e finalmente pegar no Equador, um romance histórico sobre o fim da monarquia e da escravura no império colonial Português que tem como pano de fundo a então colónia de S.Tomé e Príncipe.

Nesta história, um iluminado da década é convidado a ser governador, com o objetivo de passar a escratura ainda existente, por outra coisa mais civilizada, aos olhos de ingleses e holandeses. Praticamente exilado num desterro não civilizado e afastado dos prazeres da capital do Império, Luis Bernardo Valença apaixona-se por uma mulher proíbida e deixa que os prazeres carnais e amorosos se sobreponham à missão que lhe foi destinada nada mais, nada menos que por El Rei Don Carlos. Ninguém fica imune ao amor.

Correndo o risco de ser "apedrejada em praça pública", gostei mas não acho que  este romance seja aquilo que fazem dele. Aborreceu-me particularmente as descrições, ao estilo romance de Arlequim, das cenas escaldantes entre os dois amantes. E vocês? Digam-me de vossa justiça. :)

7 comentários

Comentar post